APA responsabiliza Lactogal por descargas e alerta para impacto ambiental no rio Onda
ambiente

APA responsabiliza Lactogal por descargas e alerta para impacto ambiental no rio Onda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) contestou esta sexta-feira a posição da Lactogal sobre a classificação dos resíduos associados às descargas no rio Onda, em Vila do Conde, sublinhando a gravidade dos impactos ambientais e a necessidade de maior fiscalização. A informação foi divulgada num comunicado, segundo a agência Lusa.

Após análises preliminares indicarem que a deterioração da qualidade da água está “presumivelmente associada” à empresa, a Lactogal lamentou o sucedido e justificou dificuldades técnicas e legais na gestão dos resíduos. No entanto, a APA afirma que esses resíduos não estão abrangidos pela chamada Lista Verde do regulamento europeu, mas sim pela Lista Laranja, o que exige um procedimento formal de notificação entre Estados-membros.

De acordo com a APA, o operador espanhol Agroamb Prodalt SL, destinatário dos resíduos, já reconheceu essa classificação e pediu orientações formais à autoridade portuguesa no início de julho. A Lactogal terá sido informada dessa obrigação ainda no final de maio.

Está agendada uma reunião entre a APA e a empresa para 15 de julho, com o objetivo de esclarecer os procedimentos e regularizar a situação. A APA recorda ainda episódios anteriores de descargas no rio Onda, que causaram “graves impactos ambientais”, como a morte de peixes e aves, levando à interdição de duas praias fluviais e afetando o usufruto público dos recursos hídricos

A Lactogal reiterou, em comunicado, o seu “total compromisso em colaborar com as autoridades competentes para a célere e eficaz resolução desta ocorrência causada por resíduos orgânicos”.

Lembre-se que a Câmara de Matosinhos exigiu esta quinta-feira uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da GNR para travar a poluição na praia de Angeiras Norte, provocada por uma descarga no rio Onda.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.