Atlantic Hub quer transformar Sines numa localização segura  para instalar e operar cabos submarinos
energia

Atlantic Hub quer transformar Sines numa localização segura para instalar e operar cabos submarinos

- A aicep Global Parques, EllaLink e a Start Campus, empresa responsável pelo centro de dados sustentável em hiperescala SINES 4.0, estão a trabalhar em conjunto para criar o 'Atlantic Hub', para melhorar a conectividade entre Europa, América do Norte, América do Sul e África.

A parceria, que conta com a colaboração do Governo Português na coordenação de diversas entidades públicas a nível nacional e local, visa estabelecer Sines, Portugal, como um local seguro, neutro, resiliente e de fácil acesso para a instalação de cabos submarinos. O que implica: A criação de uma solução transparente e abrangente para simplificar o processo de licenciamento e autorização de construção, estabelecendo um ambiente controlado em termos de risco com condições regulatórias únicas para a instalação de cabos submarinos num local estratégico para a conectividade intercontinental; A criação de uma "zona de proteção de cabos" em frente a Sines para o prélicenciamento de rotas de cabos submarinos, garantindo uma proteção reforçada e controlada dos cabos; A construção, em Sines, de várias infraestruturas multi-tenant robustas e diversas para cabos submarinos partilhados, conectando o data center de Sines, a Estação de Amarração de Cabos EllaLink (CLS) e outros pontos de amarração de cabos, além da Sines Tech.

"Sines posiciona-se assim como um hub submarino seguro, transparente e neutro capaz de atrair mais cabos internacionais devido a uma localização única, simplificada, com baixo risco e alta segurança, conectada a hubs e centros de dados de grandes dimensões, com soluções energéticas 100% sustentáveis. Para criar uma redundância natural e fortalecer o Atlantic Hub, o sistema de cabos submarinos Olisipo proporcionará a Sines a diversidade em relação a outras infraestruturas digitais em Portugal, conectando-se a outras amarrações de cabos e data centers. Espera-se que o Atlantic Hub traga benefícios económicos substanciais para a região, impulsionando a criação de empregos, estimulando a atividade económica local e contribuindo para o crescimento da economia digital. Também pode incentivar empresas de tecnologia a estabelecerem presença na área", pode ler-se num comunicado conjunto das entidades intervenientes.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.