Capacidade de resposta do Sistema Elétrico Nacional às necessidades de consumo pode estar em risco em 2023
energia

Capacidade de resposta do Sistema Elétrico Nacional às necessidades de consumo pode estar em risco em 2023

Segundo o Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento do Sistema Elétrico Nacional (RMSA-E 2022), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), publicado esta quarta-feira e noticiado pelo Expresso e o Observador, existe a hipótese de a produção de eletricidade a nível nacional ficar comprometida em 2023, sendo, nesse caso, preciso recorrer à ajuda do “operador do sistema elétrico espanhol” ou reduzir consumos não prioritários.

 

Segundo o Observador, este cenário é colocado num contexto de “teste de stress”, perante eventual aumento de procura e concomitante diminuição da oferta das energias renováveis, nomeadamente de recursos hídricos, tendo em conta a seca atual.

 

Nesse caso, o sistema elétrico nacional pode não conseguir “dar resposta às necessidades de consumo de eletricidade em 2023”, caso “não evolua mais para além da capacidade existente acrescida da capacidade em construção ou cuja construção se prevê iniciar até final de 2022”, escreve o relatório, citado pelo Observador.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.