
Casablanca vai ter maior dessalinizadora do mundo a operar totalmente com energias renováveis
Segundo a RETEMA – Revista Técnica de Medio Ambiente, foi concluído o financiamento para a construção da nova dessalinizadora de Casablanca, um projeto liderado pelo consórcio Al Baidaa Desalination Company, composto pela ACCIONA (50%), Green of Africa (45%) e AfriquiaGaz (5%). A infraestrutura será a maior do continente africano e a maior do mundo a operar exclusivamente com energia 100% renovável, noticiou a revista especializada espanhola.
Localizada em Sidi Rahal, na zona metropolitana de Grande Casablanca, a instalação terá capacidade para produzir 300 milhões de metros cúbicos de água por ano. O objetivo é fornecer água potável a 7,5 milhões de pessoas e apoiar o setor agrícola da região. A tecnologia usada será a osmose inversa, alimentada totalmente pelo parque eólico de Bir Anzarane, que dedicará 47% da sua produção elétrica à planta.
Com um investimento estimado em cerca de 613 milhões de euros, a obra será executada através de uma parceria público-privada com o Office National de l’Électricité et de l’Eau Potable (ONEE). A ACCIONA será responsável pelo projeto, construção, operação e manutenção da unidade durante 27 anos. A conclusão está prevista para o terceiro trimestre de 2028.
O financiamento conta com a participação de várias entidades públicas e privadas, entre as quais o FIEM (via ICO), Société Générale, Attijariwafa Bank, Banque Centrale Populaire, Bank of Africa, Caixa e COFIDES. A RETEMA destaca que o envolvimento destas instituições demonstra a confiança internacional no projeto, que também conta com o apoio oficial do Estado espanhol.