Comemoração do 60.º aniversário do grupo COBA junta mais de 400 pessoas
ambiente

Comemoração do 60.º aniversário do grupo COBA junta mais de 400 pessoas

O 60.º aniversário do grupo COBA, empresa de consultores de engenharia e ambiente, assinalou 60 anos de atividade no passado dia 28 de junho, com um evento que teve lugar no pátio da Galé e reuniu mais de 400 pessoas, incluindo colaboradores, parceiros e clientes.

 

“Sessenta anos volvidos, o balanço só pode ser positivo. Construir esta história, deu-nos de facto muito trabalho. Para aqui chegarmos, foi necessário muito esforço, resiliência, dedicação e empenho de todos que por esta casa passaram e vestiram a camisola da COBA”, afirmou Fernando Prioste, CEO do grupo COBA, num discurso dirigido aos presentes.

 

Durante o evento, o Grupo COBA foi felicitado em 6 línguas (Português/Brasil, Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Russo) e os convidados foram presenteados com uma exposição, com os projetos da COBA das diversas áreas que abrangem e uma peça da artista Rita Ravasco, feita exclusivamente em comemoração dos 60 anos da empresa.

 

Fernando Prioste recordou também alguns dos acontecimentos mais emblemáticos da história da empresa desde a sua fundação em 1962, mencionando a sua atividade de cariz fortemente exportadora, que se manteve ao longo destas seis décadas, com um percurso sólido e de afirmação nos mercados externos, e que contribuiu para elevar a engenharia portuguesa.

 

Desde o Brasil a Espanha, que acolheram as primeiras empresas do Grupo fora de Portugal, Angola e Moçambique juntaram-se nas primeiras décadas de atividade, com os projetos hidroagrícolas nas margens do rio Kwanza e o projeto da barragem de Massingir, mantendo uma presença ininterrupta nestes mercados internacionais. Na década de 70, marcada pelo início da atividade na Argélia, seguindo-se a Venezuela, Cabo Verde e Turquia, com o início das atividades em Marrocos e na Tunísia, posteriormente, a marca COBA já se encontrava presente em 15 países de três continentes. 

 

Fernando Prioste mencionou, ainda, obras como a Ponte Vasco da Gama, como a primeira “PPP” realizada em Portugal, as autoestradas do Norte e Sul, da Beira Interior ou a Modernização da Linha Ferroviária do Norte, que se tornaram projetos que permitiram aproximar o Norte do Sul e o Litoral do Interior.

 

Assinalada por um forte investimento em infraestruturas realizado em Portugal, decorrente da adesão à CEE, a empresa criou a COBA Angola, tendo por objetivo principal formar quadros angolanos, dando resposta às crescentes solicitações do mercado. Para a empresa, a República dos Camarões, Costa do Marfim e Senegal, fazem parte dos novos mercados nos quais pretende crescer.

 

Sendo o grupo COBA, um conjunto diversificado de empresas de engenharia multidisciplinares, com presença multigeográfica, “Feito de pessoas e para pessoas, com o objetivo de levar e disseminar além-fronteiras o conhecimento e o nome da engenharia portuguesa. A perpetuação do conhecimento só é possível com um quadro fortemente rejuvenescido e com uma aposta clara na formação e inovação.  Nos últimos doze meses, entre jovens, e colaboradores com experiência, juntaram-se a esta equipa, mais de 50 novos membros.”

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.