Contentores de carga lateral Contenur reduzem custos de recolha em 60% (VÍDEO)
ambiente

Contentores de carga lateral Contenur reduzem custos de recolha em 60% (VÍDEO)

A Contenur apresentou hoje no auditório da Lipor, em Baguim do Monte, a nova gama de contentores de carga lateral, que permite reduzir os custos de recolha de resíduos em contexto urbano em cerca de 60 por cento.

“Com este equipamento deixo de ter cantoneiros e já não necessito de mais ninguém a operar o camião a não ser o próprio motorista. Isso reduz custos de pessoal, de manobra e de operação”, descreve ao Ambiente Online o Director Comercial da Contenur, Jorge Pereira Gomes.

Os contentores têm capacidade para 2200 ou 3200 litros e graças à compactação substituem baterias de quatro contentores de 800 ou de 1000 litros por um único elemento urbano. “Faço uma recolha em cerca de 50 segundos. Se tivesse quatro contentores demoraria 50 segundos vezes quatro”, ilustra. 

O contentor já é usado em alguns municípios portugueses, mas o novo modelo tem características um pouco diferentes. “Passou a ter uma coloração uniforme com identificação dos produtos nas partes laterais. O pedal é diferente, mais fácil de manobrar e acessível a todos”, exemplifica.

O contentor é estático e não pode ser deslocado do sítio evitando utilizações indevidas do espaço e libertando área urbana para estacionamento. O município de Sintra, através da empresa HPEM (Higiene Pública – Empresa Municipal de Sintra), o primeiro a usar este equipamento em Portugal, aumentou os níveis de recolha selectiva em 40 por cento, como testemunhou o anterior presidente do conselho de administração da HPEM, Rui Caetano.

“A intenção dos municípios é aumentar a recolha de resíduos e conseguir fazer melhor gestão dos custos operacionais. Estes contentores vêm dar resposta a isso”, sublinha Jorge Pereira Gomes.

O investimento para a aquisição do equipamento representa um custo adicional de cerca de 20 por cento, relativamente aos contentores clássicos, mas é rapidamente recuperado nos primeiros dois a quatro anos.

Os contentores, disponíveis para recolha indiferenciada e selectiva, com bocas de grande dimensão, são totalmente recicláveis, produzidos com baixo consumo energético e exigem baixa manutenção. Permitem a incorporação de componentes inteligentes, como cartões de identificação ou etiquetas para sacos para a gestão integrada de resíduos, como salientou o Director Comercial do Grupo Contenur, Lorenzo Fernández.

Esta gestão inteligente de resíduos que o sistema permite insere-se no âmbito do projecto “Recycla by Contenur” que a empresa já está a implementar num município de Espanha e que foi apresentado no mesmo dia.

O objectivo do projecto, que ajudará os municípios a cumprir as metas europeias de reciclagem, é monitorizar a deposição de resíduos premiando os munícipes que os encaminhem correctamente.

Ana Santiago 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.