
Criação de Grupo de Trabalho para gerir estratégia 'Água que Une' publicada em Diário da República
A criação do Grupo de Trabalho que vai gerir a estratégia 'Agua que Une', que visa enfrentar os desafios emergentes relacionados com a escassez e a qualidade da água no país, foi oficializada esta terça-feira através da sua publicação em Diário da República.
Este Grupo de Trabalho, cuja criação foi anunciada pelo ministério do Ambiente e Energia a 17 de junho, tem como principal missão desenvolver uma estratégia nacional para o planeamento e gestão dos recursos hídricos em Portugal.
Como noticiado pelo Jornal Água&Ambiente na altura, este grupo será liderado pelo Presidente da AdP - Águas de Portugal, Carmona Rodrigues, e conta com representantes de entidades-chave como a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
O despacho publicado esta terça-feira estabelece uma série de prioridades sequenciais para esta nova Estratégia, incluindo o aumento da eficiência hídrica, a redução de perdas nos sistemas de abastecimento, e a promoção da utilização de água residual tratada. Além disso, visa otimizar as infraestruturas existentes e aumentar a capacidade de armazenamento, além de considerar a criação de novas infraestruturas e origens de água.
De notar, que a estratégia "Água que Une" orientará a elaboração do Plano Nacional da Água (PNA 2035) coordenado pela APA, e um novo plano para a agricultura, conhecido como Plano REGA, coordenado pela EDIA. Ambos os planos serão baseados em análises detalhadas de viabilidade económico-financeira e impacto ambiental e social, com a identificação de potenciais fontes de financiamento.
O Grupo de Trabalho "Água que Une" terá um mandato de 180 dias para apresentar um relatório detalhado sobre suas recomendações e progressos alcançados, visando assegurar a continuidade e eficácia das medidas propostas.
O despacho entrou em vigor na data de sua assinatura - 21 de junho.