Dessalinizadora em Albufeira vai produzir um terço das necessidades urbanas de água na região sul
água

Dessalinizadora em Albufeira vai produzir um terço das necessidades urbanas de água na região sul

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) congratulou-se esta sexta-feira com a proposta do Governo de construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, Algarve, que pode produzir um terço das necessidades urbanas de água na região sul.

“É o passo que esperávamos”, disse à agência Lusa António Miguel Pina, acrescentando que “uma dessalinizadora que pode chegar a produzir um terço daquilo que são as necessidades de água no ciclo urbano da água” no Algarve “é um seguro já com uma boa taxa de cobertura”.

O Governo vai propor a construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, Algarve, e quer abrir o concurso até final do ano, anunciou na quarta-feira o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

“Segundo os estudos realizados pela Águas de Portugal e que serão entregues para a avaliação de impacte ambiental, o local onde vamos propor a instalação da dessalinizadora é o concelho de Albufeira”, disse o ministro na Assembleia da República, em Lisboa, durante num debate sobre a água.

António Miguel Pina, que também é presidente da Câmara de Olhão, fez uma analogia com o setor segurador para sublinhar que “em períodos de seca prolongada, como estamos agora a assistir, teremos um seguro maior” com a construção da dessalinizadora.

O autarca socialista sublinhou o “trabalho muito grande” feito pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a empresa que realizou o estudo de impacto ambiental que permitiu tomar a decisão sobre a localização da futura unidade de produção de água a partir da água salgada.

“Agora aquilo que se espera é que se chegue rapidamente ao projeto de execução e que, como disse o senhor ministro, a obra seja posta a concurso” rapidamente, acrescentou António Miguel Pina.

O autarca desvalorizou o impacto do preço mais caro da produção de água na nova dessalinizadora: “Não tem expressão”, disse.

Segundo o dirigente regional, os estudos feitos inicialmente estimavam que o custo adicional da água produzida desta forma rondava os 10 cêntimos de euro por metro cúbico.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.