
Dez milhões de euros para turismo algarvio poupar água
O Governo, que cessou funções esta terça-feira, aprovou uma linha de apoio ao investimento, no valor de 10 milhões de euros, destinada a apoiar as empresas turísticas algarvias na implementação de medidas de eficiência hídrica.
Segundo é esclarecido, a presente linha, denominada +Eficiência Hídrica Algarve, visa apoiar a implementação de medidas de eficiência hídrica pelas empresas que desenvolvem atividades turísticas, com o propósito de darem cumprimento ao compromisso de adesão ao selo "Save Water" e procederem ao seu alinhamento com o objetivo estratégico aí delineado, de melhoria da sua eficiência no consumo hídrico.
Lembre-se que o Algarve está a ser afetado por uma seca que causou uma escassez das reservas hídricas, tendo o Governo aprovado um quadro de medidas de resposta imediata, de caráter temporário, para a redução de consumos e racionalização da utilização dos recursos hídricos.
As medidas vão permitir “ultrapassar as necessidades essenciais da época do verão e terminar o ano de 2024 com reservas para 2025”, segundo o texto da resolução.
Em janeiro, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, já tinha anunciado para o Algarve cortes de água de 25% na agricultura e de 15% no setor urbano, que inclui o turismo, para preservar as reservas de água e fazer face à seca.
As medidas de poupança de água decididas devem entrar desde agora e até "ao final do corrente ano hidrológico, que termina no dia 30 de setembro de 2024".
Prevê-se que as famílias passem a ter menos pressão para tomar banho e lavar a louça e não irão poder lavar o carro com água da rede, durante o verão.
Quem consumir pouca água poderá manter os preços, mas o regulador do setor indicou que os municípios poderão aprovar novos tarifários que vão aumentando à medida dos escalões de consumo.
Ainda no setor do turismo, estão previstas medidas como a instalação de dispositivos para redução de pressão ou recirculação de água, suspensão do abastecimento da água da rede pública para rega de campos de golfe ou o encerramento de chuveiros e lava-pés nas zonas balneares.