Dia Mundial da Água: EPAL lança nova garrafa desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura
água

Dia Mundial da Água: EPAL lança nova garrafa desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura

A EPAL lançou, esta tarde, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a nova garrafa, desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e que promove o consumo de água da torneira.

O evento decorreu no Museu da Água da EPAL e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que afirmou no discurso de encerramento: “Em1993 apenas 50% da população portuguesa tinha acesso a água potável e apenas 28% tinha acesso a saneamento básico. Mas com o trabalho desenvolvido, atualmente, 99% dos portugueses têm acesso a água potável e 85% ao saneamento básico”. Duarte Cordeiro adiantou ainda que os números “contam uma história de sucesso e a qualidade da nossa água, conta uma história bonita sobre Portugal”, e que “a EPAL representa o nosso país, o Ministério do Ambiente e a evolução das políticas públicas de Portugal”.

O prestigiado arquiteto, detentor do Prémio Pritzker, que assina a garrafa ALMA MATER, também esteve presente no lançamento oficial e destacou o design da peça, revelando que “foi feita por um homem, não por um computador. Foi feita por e para as pessoas”. Eduardo Souto Moura deixou um agradecimento especial “à EPAL e ao Depósito da Marinha Grande pela ajuda e paciência” no desenvolvimento e produção da garrafa.

A ALMA MATER presta homenagem à abundância da Mãe Natureza, ao ciclo da água, ao ciclo da vida, à transformação por que tudo passa, sensibilizando para a necessidade da circularidade das nossas ações e comportamentos. No decorrer do evento, o presidente do Conselho de Administração da EPAL, José Sardinha, realçou que esta coleção é “uma estratégia para provocar, deliberadamente, a população a consumir água da torneira”. Prometeu ainda que a EPAL não ficará por aqui – “Convidámos arquitetos de outros continentes a participar nesta iniciativa”. “Viver bem, de forma sustentável, e consumindo água da torneira, a opção mais amiga do ambiente” foi o apelo que José Sardinha deixou à plateia.

A garrafa ALMA MATER foi produzida pelo Depósito da Marinha Grande, nome de referência no setor nacional do vidro. Apresenta-se numa caixa de cartão branca, igualmente assinada pelo autor, invocando a transparência e cristalinidade da água.

A nova garrafa com assinatura de Eduardo Souto Moura é a segunda peça da coleção da EPAL de garrafas de autor, tendo a primeira, a garrafa Lisbon Soul, sido desenhada por Álvaro Siza Vieira lançada em 2017.

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.