Dois anos depois, que Aldeias Históricas sustentáveis temos?
Em 2022, a ADENE - Agência para a Energia, a Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT), a E-Redes e a Greenvolt Comunidades assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de tornar as Aldeias Históricas de Portugal no primeiro destino turístico neutro em carbono do país.
Dois anos depois, a ADENE elenca algumas medidas implementadas. Na área da eficiência hídrica foram propostas algumas medidas que consistiram na substituição de dispositivos de uso de água ineficientes por dispositivos eficientes com certificado “A” ou superior emitido pela ANQIP ou Unified Water Label. Para torneiras de lavatório recentes e/ou com muito pouca utilização a substituição da torneira não é aconselhável devendo, em alternativa, ser instalado um redutor de caudal.
No 'Manual de recomendações e boas práticas para as intervenções urbanísticas nas aldeias AHP' foram incluídas algumas sugestões como a adoção do AQUA+ como instrumento de gestão e monitorização da eficiência hídrica do edificado; o aproveitamento de água de origens alternativas, como água da chuva e águas residuais tratadas; a monitorização dos consumos de água; a seleção de sistemas de rega eficientes e a seleção de dispositivos e equipamentos de uso de água eficientes, como chuveiros, torneiras, autoclismos e máquinas de lavar.
Já ao nível da eficiência energética foram sugeridas medidas que passaram pela instalação de isolamento térmico interior nas paredes e cobertura, após tratamento das humidades; a substituição progressiva das lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas LED (com retorno de investimento em menos de três anos) e a substituição dos equipamentos fixos de resistência elétrica que não reúnem condições de eficiência energética por sistemas de expansão direta reversíveis tipo bomba de calor.
A substituição das ineficientes janelas existentes por janelas com caixilharia em madeira com vidro duplo ou triplo, com etiqueta energética Classe+ da ADENE com desempenho energético A ou A+, foi outra das medidas propostas.