
Dourogás GNV é a primeira empresa em Portugal com certificação internacional para comercialização de biometano
A Dourogás GNV tornou-se a primeira empresa em Portugal a obter a certificação internacional Sustainable Bioenergy Standard (SBS), atribuída pela entidade independente Control Union, no âmbito da comercialização de biometano para mobilidade, informou a empresa esta quarta-feira.
Esta certificação voluntária assegura a rastreabilidade e a veracidade das emissões evitadas associadas ao consumo de biometano, permitindo “maior transparência e credibilidade na apresentação dos dados ambientais” aos clientes, sublinha a Dourogás GNV.
Até agora, a empresa emitia declarações baseadas em autorreconhecimento, considerando o biometano como energia renovável neutra em emissões de CO₂eq. Com a certificação SBS, as declarações de sustentabilidade passam a basear-se em dados quantificados, verificados e auditados por uma entidade externa, permitindo a sua inclusão em relatórios de sustentabilidade e análises do ciclo de vida dos produtos.
Segundo a Dourogás GNV, a certificação SBS surge como resposta às exigências do mercado e das autoridades europeias em matéria de controlo rigoroso sobre a cadeia de custódia dos combustíveis renováveis. A certificação cobre todas as fases da cadeia — da produção ao uso final — assegurando a origem, rastreabilidade e desempenho ambiental do biometano.