
EDP Renováveis regista aumento de 163% nos lucros no primeiro semestre de 2024
A EDP Renováveis anunciou esta sexta-feira um aumento nos seus lucros durante o primeiro semestre de 2024, com um crescimento de 163% para 210 milhões de euros, em comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA da empresa também subiu 27%, atingindo 960 milhões de euros, impulsionado por ganhos de rotação de ativos e um aumento de 5% na produção de energia renovável.
Segundo a EDP Renováveis, o desempenho do EBITDA foi influenciado positivamente pelo aumento da produção renovável, estabilidade nos preços médios de venda e melhoria no rácio por MW médio. O resultado líquido recorrente da EDP Renováveis cresceu para 210 milhões de euros, refletindo a recuperação do desempenho operacional e os ganhos de rotação de ativos, apesar do aumento dos custos financeiros.
A empresa destacou que o aumento de 5% na produção de energia renovável ajudou a evitar 11 milhões de toneladas de emissões de CO2, beneficiando de nova capacidade em operação e dos efeitos adversos de 2023 causados pelo evento climático 'El Niño'.
As receitas da EDP Renováveis totalizaram 1 209 milhões de euros, um recuo de 1% em termos homólogos, devido ao impacto negativo na Colômbia e por impactos não-caixa, apesar do aumento nas vendas de eletricidade.
O investimento bruto da empresa no semestre foi de 1,6 mil milhões de euros, com mais de 80% do Capex investido na Europa e América do Norte, refletindo o foco da empresa em mercados principais de baixo risco. A dívida líquida totalizou 7,5 mil milhões de euros, um aumento de 1,7 mil milhões de euros em relação a dezembro de 2023.