
Eficiência no modus operandi deve ser assegurada no novo sistema de depósito e retorno (vídeo)
Questionado quanto às principais preocupações que devem ser acauteladas com a criação do novo sistema de depósito e retorno, Pedro Nazareth, CEO do Electrão, destaca a problemática da sua eficiência e modus operandi.
E sublinha dois aspetos essenciais: “Um deles relacionado com a liberdade dos retalhistas no que toca à gestão da sua loja, uma vez que este vai ser o espaço de eleição do consumidor para devolver as suas embalagens de bebidas. Num segundo ponto, a utilização da logística inversa dos camiões que abastecem hoje os supermercados para trazerem no retorno as embalagens de bebidas usadas retornadas pelo consumidor na loja dos retalhistas”.
Segundo o CEO do Electrão estes são “dois aspetos muito importantes de eficiência que devem ser assegurados, sobretudo na perspetiva de haver apenas uma única entidade a gerir este sistema nacional”.
Pedro Nazareth falava após a sua intervenção no painel X, sob o mote ‘Como vai funcionar o sistema de depósito e retorno’.
Este debate teve como Keynote Speaker, Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo Agência Portuguesa do Ambiente, e moderador, António Lorena, Managing Partner 3Drivers.
O grupo de oradores foi composto, além de Pedro Nazareth, por Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, Leonardo Mathias, Presidente Associação SDR Portugal e Marta Neves, Administradora Executiva EGF e Presidente da Comissão Executiva Valorsul.
O 16.º Fórum Resíduos integra a Semana de Ambiente, organizada pelo grupo About Media, que inclui ainda o Fórum Energia e a Expo Conferência da Água. O 10.º Fórum Energia decorreu esta terça e quarta-feira (dia 15 e 16 de novembro), o 16.º Fórum Resíduos tem lugar esta quinta e sexta-feira (dias 17 e 18 de novembro), e, por fim, a 17.ª Expo Conferência da Água acontece nos dias 21 e 22 de novembro.