Em relação à reutilização da água, em regime de atividade principal as tarifas são iguais para todos os clientes dentro de um sistema multimunicipal
A definição de uma tarifa única para a água para reutilização em todo o país será uma boa solução? Fomos saber o que pensa disso José Sardinha, Vice-Presidente das Águas de Portugal. Foi no decorrer da Semana de Ambiente nas Conferências dedicadas à Água, promovidas pelo Jornal Água&Ambiente.
O DL 16/2021 define que os sistemas multimunicipais passem a exercer a atividade de água para reutilização em regime de atividade principal. "Isso quer dizer que por definição a tarifa é igual para todos os clientes dentro de um determinado sistema multimunicipal, em todo o país, quer sejam públicos quer sejam privados", explicou José Sardinha, acrescentando que "esse é um bom mecanismo, é um mecanismo de equidade, acelerador de bons comportamentos ambientais, nomeadamente na ultilização de água para reutilização".
A vontade política poderá definir uma tarifa para todo o país, sem prejuízo de qualquer poder, uma tarifa nacional regulatória, embora isso não seja competência das Águas de Portugal. "A maior novidade é que em regime de atividade principal as tarifas são iguais para todos os clientes dentro de um sistema multimunicipal". esclareceu José Sardinha.