Emissões de CO2 na União Europeia descem 4% no final de 2023

Emissões de CO2 na União Europeia descem 4% no final de 2023

No quarto trimestre de 2023, as emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia (UE) foram estimadas em 897 milhões de toneladas de CO2 equivalente, o que representa uma diminuição de 4% em comparação com o mesmo trimestre de 2022 (935 milhões de toneladas de CO2 -eq), divulgou esta quarta-feira o Eurostat. 

Nesse período, os setores económicos responsáveis ​​pelas reduções mais significativas foram o fornecimento de eletricidade e gás (-17,2%) e a indústria transformadora (-3,1%). 

Estima-se que no quarto trimestre de 2023 as emissões de gases com efeito de estufa tenham diminuído em 22 países da UE, em comparação com o mesmo trimestre de 2022. 

As maiores reduções de gases com efeito de estufa terão tido origem na Estónia (-23,0%), Bulgária (-17,0%) e Finlândia (-9,0%).

Dos 22 membros da UE que se estima terem diminuído as suas emissões, dez também registaram um declínio no seu PIB (Estónia, Finlândia, Suécia, Alemanha, Áustria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Países Baixos e Luxemburgo). A Hungria manteve o PIB no mesmo nível, ao mesmo tempo que diminuiu as emissões. Os outros 11 países da UE, onde está incluído Portugal (Bulgária, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Itália, Espanha, França, Polónia, Portugal, Roménia e Croácia), terão conseguido diminuir as emissões e aumentar o seu PIB.  

Estimam-se aumentos nas emissões para Malta (+7,7%), Eslovénia (+5,6%), Chipre (+2,3%), Eslováquia (1,7%) e Grécia (+0,3%). Simultaneamente, todos os cinco registaram um aumento do PIB: Malta (+4,3%), Eslovénia (+2,2%), Chipre (+2,1%), Eslováquia (+2,2%) e Grécia (+1,1%).

 

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.