EPAL garante que análises comprovam “a excelente qualidade da água” na região de Lisboa

EPAL garante que análises comprovam “a excelente qualidade da água” na região de Lisboa

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) garantiu esta quarta-feira que o seu plano de controlo de qualidade cumpre os parâmetros definidos pela diretiva europeia e que as análises comprovam "a excelente qualidade da água" na região de Lisboa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa que abastece a região de Lisboa realçou que "vigiar/monitorizar a qualidade da água em toda a extensão do sistema de abastecimento (...), desde os recursos hídricos utilizados até ao ponto de entrega ao consumidor, constitui um dos maiores compromissos da EPAL".

Esta reação da empresa surge depois de nos últimos dias terem surgido reportagens em órgãos de comunicação que colocam em causa a qualidade da água fornecida pela EPAL.

Em concreto, a EPAL sublinhou que a pesquisa dos PFAS (compostos perfluoroalquilo e polifluoralquilo) está prevista na diretiva europeia relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano e acrescentou que, no âmbito do seu Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), efetua "a pesquisa/monitorização sistemática dos 20 PFAS previstos" na diretiva.

A EPAL explicou ainda que a qualidade da água fornecida "em alta" aos municípios e distribuída aos consumidores diretos na cidade de Lisboa é assegurada "através da análise de mais de 25 mil amostras de água por ano".

"Estas amostras são colhidas em cerca de 1500 pontos de amostragem representativos de todo o sistema de abastecimento da empresa nas quais são realizadas mais de 300 mil análises para verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, permitindo evidenciar a excelente qualidade da água fornecida pela empresa e o cumprimento da legislação em vigor, conferindo, assim, um selo de qualidade atribuído pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) à água consumida por cerca de 3 milhões de pessoas", frisou ainda a empresa na nota de imprensa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.