
EPAL investe quase 250 mil euros para melhorar desempenho energético da sua sede
A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres investiu quase 250 mil euros (248 318,26€) para melhorar o desempenho energético do seu edifício-sede, na Avenida da Liberdade.
Do montante total, 111 743,22€ foram cofinanciados pela União Europeia, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Portugal2020, no âmbito do apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores da administração pública
Com este investimento, a EPAl alcançou uma redução no consumo previsto e nas emissões de CO2 acima dos 30%, subindo uma classe energética de C para B-.
A operação objeto da candidatura enquadra-se nos objetivos do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e do Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis (PNAER), e ainda no Programa ECO.AP, que visa criar condições para o desenvolvimento de uma política de eficiência energética na Administração Pública, lembra a EPAL.
A operação envolveu a aplicação de isolamento térmico, substituição das janelas, de equipamentos de climatização e de iluminação existente por LED e ainda auditorias e certificação.
"Ao concretizar este tipo de medidas, ocorre uma valorização clara do património do estado, não só do ponto de vista energético, mas também do ponto de vista acústico e da redução da pegada carbónica do edifício. Adicionalmente, há uma melhoria significativa das condições de conforto no local de trabalho, o que poderá levar a um aumento da produtividade", refere a EPAL em comunicado.