
Equipa da Indaqua Feira vai vigiar cursos de água em Santa Maria da Feira
A equipa da Indaqua Feira vai reforçar a monitorização dos rios e ribeiros no concelho de Santa Maria da Feira, visando uma fiscalização mais apertada a descargas industriais e uma resposta mais rápida a alertas da população.
A criação do grupo “Guardiões dos Rios”, cujo nome se inspira na tradicional profissão dos guarda-rios é uma iniciativa que integra um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com vista à despoluição das bacias hidrográficas deste município.
“Os últimos anos trouxeram uma melhoria generalizada da qualidade dos cursos de água de Santa Maria da Feira, conseguida através de ações de proteção ambiental e também do alargamento de redes e de infraestruturas que recolhem, encaminham e tratam águas residuais, evitando que contaminem o meio ambiente. Contudo, as massas de água deste concelho continuam a ser alvo de forte pressão, principalmente, devido a rejeições indevidas de águas residuais industriais e domésticas”, lê-se no comunicado enviado pela entidade.
Assim, será a equipa da INDAQUA Feira, gestora do abastecimento de água e gestão de águas residuais no concelho, a garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas, identificando e atuando, em tempo real, sobre descargas de efluente não tratado. Este grupo será ainda responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.
A APA ficará responsável pela instrução dos processos de contraordenação, quando se confirmem casos com efeitos danosos para o ambiente.
O início da colaboração foi assinalado no Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, com a assinatura simbólica do protocolo que prevê ainda o reforço da sensibilização da população para a despoluição das bacias hidrográficas deste concelho. Neste âmbito, a INDAQUA Feira vai reforçar a capacidade de resposta imediata a todas as denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência.
De recordar que o concelho de Santa Maria da Feira está localizado na fronteira de duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do Douro e a Bacia do Vouga, a que estão associadas diferentes sub-bacias como a do Rio Uíma, do Rio Inha e da Ribeira de Mosteiro (Bacia do Douro) ou a da Ribeira do Cáster e do Rio Ul (Bacia do Vouga).