
ERSAR quer reduzir número de reclamações sem fundamento
A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos que reduzir o número de reclamações sem fundamento feitas pelos clientes, continuando a incentivar as boas práticas sobretudo ao nível da facturação.
"Um dos nossos objectivos é diminuir o número de reclamações sem fundamento", afirmou Isabel Andrade, da ERSAR, no painel sobre relação entre municípios e população, na 8ª Expo Conferência da Água, que está a decorrer em Oeiras. Adiantou que "há uma predominância significativa" das reclamações sobre facturação e leituras, sendo também estes os assuntos mais reclamados entre aqueles que apresentam fundamento.
O regulador recebeu quase 4.500 reclamações nos últimos quatro anos, até 2012, e concluiu que na origem dos conflitos está a falta de informação, que seja detalhada, compreensível e com terminologia clara para os utilizadores.
"Há necessidade de esclarecimento dos utilizadores, muitos não percebem a factura, é preciso torná-la mais clara, mais compreensiva", disse Isabel Andrade, acrescentando que, fazendo isso, "os utilizadores não reclamarão tanto e pagarão de forma mais voluntária".
Mariana Fidalgo, também da ERSAR, destacou a importância de haver uma "terminologia clara" e referiu alguns bons exemplos ao nível da facturação, referindo-se nomeadamente ao município de Odemira. Numa análise às melhores práticas em termos internacionais falou dos casos de Austrália - onde consta da factura inclusive o quanto o consumidor gasta em média por dia em cada mês e o histórico desse consumo -, e de França.