Eurodeputados adoptam novas medidas para reduzir as emissões dos transportes rodoviários
O Parlamento Europeu adoptou esta quarta-feira o acordo alcançado com o Conselho sobre o regulamento Euro 7 (homologação e fiscalização do mercado dos veículos a motor), dando luz verde a novas regras para reduzir as emissões dos veículos de passageiros, carrinhas, autocarros, camiões e reboques. Com a adoção deste acordo, os veículos terão de garantir que permanecem mais limpos ao nível da pegada ambiental ao longo da sua vida útil.
Para os automóveis de passageiros e carrinhas, serão mantidas as atuais condições e limites de emissões de gases de escape da norma Euro 6. Para os autocarros e camiões, serão aplicados limites mais rigorosos para as emissões de gases de escape medidas em laboratórios e em condições reais de condução, mantendo-se as atuais condições da norma Euro VI.
Pela primeira vez, as normas da UE incluirão limites de emissão de partículas de travagem (PM10) para automóveis e carrinhas e requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias dos automóveis eléctricos e híbridos.
Será disponibilizado um passaporte ambiental para cada veículo, que conterá informações sobre o seu desempenho ambiental no momento do registo (tais como limites de emissão de poluentes, emissões de CO2, consumo de combustível e de energia eléctrica, autonomia eléctrica, durabilidade da bateria). Os utilizadores dos veículos terão também acesso a informações atualizadas sobre o consumo de combustível, o estado da bateria, as emissões poluentes e outras informações relevantes geradas pelos sistema e painel de controlo.
O acordo foi adotado com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções,
O Conselho tema, agora, de aprovar formalmente o acordo antes de este poder entrar em vigor.
Em 10 de novembro de 2022, a Comissão propôs normas mais rigorosas em matéria de emissões de poluentes atmosféricos para os veículos com motor de combustão, independentemente do combustível utilizado.