
Fundación Endesa dá a conhecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas portuguesas
A iniciativa de voluntariado corporativo da Endesa "ODS à Escola", através da Fundación Endesa, foi lançada este ano pela primeira vez em Portugal.
Tal como anunciou a ENDESA em comunicado, este projeto visa dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e a Agenda 2030 aos alunos das escolas portuguesas.
No total, em Portugal 470 estudantes participaram na primeira edição desta iniciativa, 380 deles em Abrantes e 90 em Oeiras.
"Os workshops para estudantes do primeiro ao sexto ano de escolaridade pretendem sensibilizar e formar crianças e professores sobre os ODS de uma forma divertida com recurso a meios audiovisuais. Graças aos workshops dados pelos voluntários da Endesa, as crianças descobrem os ODS, refletem sobre o mundo em que vivemos, e fazem propostas de ações quotidianas que podem realizar no dia a dia, para “salvar o mundo”", pode ler-se na nota de imprensa.
A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, adotada pelos 193 países da Assembleia Geral das Nações Unidas a 27 de setembro de 2015, é uma oportunidade de lançar as bases para uma transformação global no sentido de modelos de desenvolvimento influentes e sustentáveis, tanto a nível nacional como internacional. Esta gira em torno de cinco eixos centrais: Planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias. Esta Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 metas e mais de 200 indicadores para medir o progresso. Através do lema “Transformar o nosso mundo”, traça os objetivos da comunidade internacional para o período 2016-2030 para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo.