
Fundo Ambiental injeta 31,4 milhões em florestas, energia e mobilidade
O Ministério do Ambiente e Energia anunciou um investimento de 31,4 milhões de euros, através do Fundo Ambiental, destinado a apoiar projetos nas áreas da proteção florestal, eficiência energética e mobilidade urbana sustentável. A medida, autorizada pela ministra Maria da Graça Carvalho, visa contribuir para uma maior resiliência ambiental e promover a coesão territorial.
A maior fatia deste montante – 15,2 milhões de euros – será canalizada para assegurar o funcionamento das equipas de Sapadores Florestais. No total, o setor florestal receberá cerca de 21,9 milhões, abrangendo também apoios aos Condomínios de Aldeia e à valorização da resina no setor da bioeconomia.
O investimento inclui ainda dois milhões de euros para projetos-piloto de mobilidade urbana sustentável em Lisboa e no Porto. Estão igualmente previstos apoios à aquisição de veículos elétricos, como ligeiros de passageiros, motociclos e bicicletas. O programa Edifícios Mais Sustentáveis beneficiará de um reforço de 1,7 milhões de euros.
“Estamos a investir em áreas essenciais para a sociedade”, afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho, destacando que os apoios devem “chegar atempadamente a quem deles mais precisa, incluindo muitas famílias vulneráveis”. Segundo o Ministério do Ambiente e Energia, estes financiamentos procuram assegurar “impacto direto na vida das pessoas” e contribuir para a justiça climática.