Gestor da rede de transporte de gás alemão junta-se ao gasoduto de hidrogénio H2MED
energia

Gestor da rede de transporte de gás alemão junta-se ao gasoduto de hidrogénio H2MED

O gestor da rede de transporte de gás alemão, Open Grid Europe (OGE), vai integrar o projeto H2MED, o gasoduto de hidrogénio que vai ligar a Península Ibérica a França e à Europa Central e do qual fazem parte a REN – Redes Energéticas Nacionais, a espanhola Enagás e as francesas GRT Gaz e Teréga, anunciou a REN em comunicado.

O projeto inicial do H2MED inclui uma ligação entre Celorico da Beira e Zamora e uma ligação marítima entre Barcelona e Marselha e é candidato a Projeto de Interesse Comum (PIC) Europeu.

O anúncio, e a assinatura do Memorando de Entendimento, foi feito durante o encontro “H2Med, an example of European energy cooperation”, que decorreu na Embaixada de Espanha, em Berlim, esta quarta-feira. No evento estiveram presentes todos os CEO dos operadores envolvidos, Rodrigo Costa pela REN, Arturo Gonzalo pela Enagás, Thierry Trouvé pela GRTGaz, Dominique Mockly da Teréga, assim como o CFO da OGE, Frank Reiners.

Lembre-se que a REN, Enagás, GRTGaz e Tenérga apresentaram, a 15 de dezembro de 2022, a candidatura conjunta a PIC. A Comissão Europeia publica a sua proposta de lista de PIC em novembro de 2023, lista essa que será confirmada no início de 2024 pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu. Com essa definição, os projetos serão elegíveis para receber fundos para estudos e construção, o que permitirá acelerar os trabalhos para garantir o início da construção a partir de 2026 e a sua entrada em funcionamento em 2030.

"O H2MED é um exemplo claro de cooperação e multilateralismo entre países vizinhos com um objetivo comum – a descarbonização da Europa. Entre os benefícios deste projeto estão a promoção do desenvolvimento industrial, com elevado grau de inovação, a redução das emissões e o desenvolvimento das energias renováveis, bem como a criação de emprego e a promoção de uma transição justa", escreveu a REN em comunicado. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.