Governo abre concurso público para reforço de areia nas praias da Caparica
ambiente

Governo abre concurso público para reforço de areia nas praias da Caparica

O Governo abriu concurso público para uma obra de proteção costeira nas praias da Costa da Caparica e de São João da Caparica, no concelho de Almada. A informação foi divulgada através de um comunicado do Ministério do Ambiente e Energia, que adianta que a intervenção prevê a reposição de um milhão de metros cúbicos de areia, com um investimento total de cerca de 10,6 milhões de euros.

O procedimento, com duração de 30 dias, é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Administração do Porto de Lisboa (APL), ambas sob tutela do Ministério. A obra será financiada por fundos europeus, através do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS), e por verbas próprias da APL.

A intervenção, com um prazo de execução de 60 dias, visa reforçar a segurança da linha de costa e proteger pessoas e bens contra os efeitos das alterações climáticas, como galgamentos e inundações. A areia será retirada da entrada do estuário do Tejo, no Canal da Barra Sul.

Para a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, trata-se de “uma intervenção essencial para reforçar a resiliência costeira” e de “um exemplo claro de ação preventiva e estruturada para proteger o nosso território face aos impactos das alterações climáticas”.

A obra está dispensada de avaliação de impacte ambiental, mas será acompanhada por um plano de monitorização técnica para garantir a eficácia da operação, segundo indica ainda o comunicado.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.