Governo atualiza taxa de carbono pela terceira semana seguida

Governo atualiza taxa de carbono pela terceira semana seguida

O Governo voltou a descongelar a taxa de carbono, pela terceira semana consecutiva, de acordo com uma portaria publicada esta sexta-feira em Diário da República.

Esta decisão provoca mexidas nos combustíveis, dependendo da flutuação dos preços.

Recorde-se que no início desta semana tinha entrado em vigor uma nova taxa de carbono de 74,429 euros/tonelada de CO2, que compara com a taxa de 83,524 euros que seria aplicável em 2024, caso não existisse qualquer congelamento. Mas, a partir de 14 de setembro, segundo a portaria publicada hoje, a taxa volta a ser agravada agora para 81 euros por tonelada de CO2.

“Para além de retomar o objetivo de promoção de uma fiscalidade verde e descarbonização da energia, este descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2 concilia a proteção do ambiente com as necessidades de apoio às famílias e às empresas no domínio energético”, lê-se na portaria.

Esta é a terceira vez consecutiva que o Executivo de Luís Montenegro descongela a medida, que tinha sido implementada no Governo de António Costa, em janeiro de 2023.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.