
Governo pondera aumento da capacidade de central de dessalinização no Algarve, diz Duarte Cordeiro (vídeo)
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, afirmou que o Governo está a ponderar aumentar a capacidade da central de dessalinização prevista para o Algarve – a primeira que irá ser construída no nosso país. As afirmações foram proferidas pelo líder da pasta do Ambiente à saída da 17.ª Expo Conferência da Água, onde discursou durante a abertura da iniciativa.
Além desta expansão de capacidade, Duarte Cordeiro voltou a afirmar a possibilidade de implementar novos projetos de dessalinização também no Alentejo.
“O contexto de escassez tem feito o nosso país procurar soluções inovadoras e aprender com outros países que, num contexto semelhante ao nosso, procuraram respostas, no que diz respeito às origens para a água. E, nesse sentido, Portugal tem procurado, também a esse nível, desenvolver projetos de dessalinização. Um deles está em curso. Inscrevemos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) um investimento no Algarve, que estamos agora a ponderar o aumento da sua capacidade para responder aos desafios que temos pela frente”, afirmou.
E continuou: “Mas, também, além, do Algarve, temos estado a estudar no Litoral Alentejano soluções possíveis de dessalinização, tendo em conta o contexto de escassez que aquela região tem”.
A 17.º Expo Conferência da Água integra a Semana de Ambiente, organizada pelo grupo About Media, que inclui ainda o Fórum Energia e o Fórum Resíduos. O 10.º Fórum Energia decorreu nos dias 15 e 16 de novembro, o 16.º Fórum Resíduos a 17 e 18 de novembro, e, por fim, a 17.ª Expo Conferência da Água acontece nos dias 21 e 22 de novembro.