
Governo pondera construção de duas novas barragens no Algarve, diz ministra do Ambiente
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou que o Governo está a ponderar a hipótese de construir duas novas barragens no Algarve e confirmou o avanço da captação de água no rio Guadiana, com o intuito de combater a falta de água, noticiou o jornal Público.
Em entrevista ao Público, a ministra do Ambiente e Energia declarou, sobre a escassez de água na região mais a Sul de Portugal, que “a primeira prioridade é poupar, a segunda é reutilizar e a terceira aumentar a capacidade das instalações que existem", pois "a água vai ser sempre um bem escasso no Algarve”.
A serem construídas as duas novas barragens, seria uma em Alportel e outra na zona da Foupana. Esta é uma hipótese que está a ser avaliada pelo Governo de Luís Montenegro: “A Agência Portuguesa do Ambiente diz-nos que [a barragem de Alportel] poderia ser interessante porque, além da reserva de água, viria resolver os problemas das cheias em Tavira”, disse Maria da Graça Carvalho, citada pelo jornal Público.
Quanto à conclusão do projeto de captação do Pomarão - que visa captar a água do rio Guadiana, enviando-a através de condutas para a barragem de Odeleite -, deve estar terminada ao segundo trimestre de 2026. No âmbito deste projeto, estão a decorrer conversações com Espanha e uma das contrapartidas podia ser a cedência da água do Alqueva.
Neste contexto, a líder da pasta do Ambiente voltou ainda a falar - e a negar - uma eventual cedência de água (do Alqueva) a Espanha, afirmando que essa hipótese "não está em cima da mesa".
Lembre-se que na passada quinta-feira, 23 de maio, durante a 19ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, na CCDR Algarve, em Faro, foi anunciado um alívio dos cortes em vigor de 20hm3, o equivalente a mais de um mês de consumo total na região.