Governo prolonga prazos para planos ambientais de duas albufeiras
energia

Governo prolonga prazos para planos ambientais de duas albufeiras

O prazo para a conclusão dos programas especiais das albufeiras do Baixo Sabor e de Crestuma-Lever foi alargado por mais 15 meses, de acordo com os Despachos n.os 5677/2025 e 5678/2025, publicados esta segunda-feira, 20 de maio, no Diário da República.

A decisão, assinada pelo Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Ferreira dos Santos Sousa, justifica-se com a “complexidade associada” à elaboração dos documentos e à necessidade de atualizações técnicas que dificultaram o cumprimento dos prazos anteriormente definidos.

No caso do Programa Especial das Albufeiras do Baixo Sabor — que abrange os escalões de montante e de jusante — foi necessário rever o estudo de modelação da qualidade da água. Já no que se refere ao plano da albufeira de Crestuma-Lever, a dificuldade prendeu-se com a aferição do nível de pleno armazenamento da infraestrutura.

Ambos os despachos invocam o artigo 46.º do Decreto-Lei n.º 80/2015, que permite a prorrogação, uma única vez, do prazo inicialmente estipulado, por um período igual ao previsto. Com esta decisão, os trabalhos poderão prosseguir até meados de 2026.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.