Governo vai investir 51 milhões de euros para o desenvolvimento sustentável do Litoral português
ambiente

Governo vai investir 51 milhões de euros para o desenvolvimento sustentável do Litoral português

O Governo vai investir 51 milhões de euros para o desenvolvimento sustentável do Litoral português, anunciou esta segunda-feira a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Num dia dedicado à valorização do Litoral, a ministra do Ambiente visitou várias praias que serão beneficiadas por estas novas intervenções, através do Programa Sustentável 2030.

Maria da Graça Carvalho iniciou a jornada na Praia de Melides, em Grândola, onde visitou uma intervenção realizada no local.

Para celebrar o aniversário do Parque Natural da Arrábida, a ministra visitou também o Portinho da Arrábida e a Praia dos Galápos. Maria da Graça Carvalho esteve ainda na Costa de Caparica, onde foi celebrado um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa, com o objetivo de alimentar artificialmente as praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João, uma ação de proteção costeira prevista no Plano de Ação – Litoral XXI, no valor de 11 milhões de euros.

A ministra teve a oportunidade de conhecer o projeto ReDuna, que visa a recuperação e restauração ecológica do sistema dunar de S. João da Caparica, tendo destacado a importância de garantir que as praias sejam um atrativo turístico e um ecossistema saudável e equilibrado.

O Programa Sustentável 2030 prevê apoios para a proteção do Litoral na ordem dos 140 milhões de euros, dos quais 51 milhões serão novos investimentos, a serem lançados em outubro para as regiões Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.

Ministra do Ambiente expressa apoio à candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO

No contexto do Dia Mundial da Conservação da Natureza, celebrado a 28 de julho, a Ministra do Ambiente expressou este domingo o seu apoio à candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO, destacando o mérito da iniciativa conjunta da Associação de Municípios da Região de Setúbal, das Câmaras Municipais de Setúbal, de Sesimbra e Palmela, e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A ministra enfatizou que o processo, iniciado em 2016, foi amplamente participativo e conta com o respaldo da sociedade civil, alinhando-se com os objetivos do Programa Man & the Biosphere da UNESCO.

A declaração de apoio da ministra, assinada no mesmo dia em que se comemora o Dia do Parque Natural da Arrábida, ressalta que a designação da Arrábida como Reserva da Biosfera elevará o perfil da região tanto a nível nacional, como internacional, valorizando o seu património natural, paisagístico e cultural. 

Maria da Graça Carvalho considera a candidatura um marco importante para a região e para Portugal, destacando a Arrábida como um exemplo de como a conservação da natureza pode ser harmonizada com o desenvolvimento sustentável.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.