Governo vai lançar dois programas para combater pobreza energética
O Governo prometeu no Parlamento, a 8 de novembro, uma "grande prioridade" no combate à pobreza energética e vai lançar dois novos programas de apoio, destinados a pessoas e regiões mais vulneráveis.
O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que falava no âmbito da discussão do Orçamento do Estado 2025, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
No combate à pobreza energética será criado o programa E-Lar, de apoio aos consumidores, "centrado na eficiência energética e na aquisição de equipamentos eficientes, promovendo a eletrificação dos consumos, com ênfase nas famílias vulneráveis", disse a ministra, citada pela Lusa.
Outro programa será chamado de Áreas Urbanas Sustentáveis, destinado a apoiar intervenções de eficiência energética, como o isolamento térmico de edifícios e a atuação em espaços públicos, incluindo zonas verdes.
"As medidas destinam-se a territórios urbanos com maiores vulnerabilidades sociais e riscos de pobreza energética", vincou Maria da Graça Carvalho.