
Grupo Águas de Portugal celebra Dia Mundial da Água com várias atividades
As empresas do Grupo Águas de Portugal (AdP) estão a realizar diversas atividades, de norte a sul do país, com o objetivo de reforçar a sensibilização para o valor da água e a importância da sustentabilidade dos recursos hídricos, entre as quais se destaca o lançamento do jogo AQUAQUIZ para o 1º ciclo do ensino básico.
O jogo AQUAQUIZ, lançado em fevereiro de 2019 para estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, é uma ferramenta disponibilizada pelo Grupo AdP - Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas, que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este jogo já envolveu mais de 900 escolas cerca mais de dez mil jogadores/as, com um total superior a 62 mil jogos realizados.
"O AQUAQUIZ conta agora com uma versão melhorada com novas perguntas e um design mais apelativo e representativo do ciclo urbano da água. O jogo está também disponível para ser jogado em família ou entre amigos", revelou a AdP em comunicado.
Além deste jogo, o grupo AdP está ainda está a dinamizar atividades de sensibilização para o valor da água em todo o território continental nacional.
Uma das atividades é a inauguração de um parque de lamas junto à ETAR do Entroncamento, infraestrutura onde se produz ApR – Água para Reutilização, para utilizações internas e externas compatíveis, e que agora reforça a ação na economia circular com a valorização das lamas resultantes do processo de tratamento das águas residuais, para aplicação em solos agrícolas ou florestais.
Será ainda realizada uma plantação de espécies autóctones com alunos dos 2º e 3º ciclos de Escolas da região com a distinção “Eco-escolas”, em parceria com a QUERCUS, assinalando o Dia Mundial da Árvore e das Florestas (21 de março).
"As iniciativas do Grupo Águas de Portugal estendem-se também além-fronteiras, tendo esta semana ficado marcada pela dinamização de ações de educação ambiental em duas escolas do ensino básico do Lubango, em Angola, onde mais de 200 crianças tiveram oportunidade de experimentar o AQUAQUIZ", assinala ainda o comunicado.