
Hoje nasce oficialmente a Associação Lusófona de Energias Renováveis
A ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis é hoje formalmente constituída como associação. Isabel Cancela de Abreu, mentora do projecto, será a directora executiva da ALER, que terá como presidente Pedro Neves Ferreira, em representação do Associado EDP. Carlos Pimenta será o vice-presidente em representação do associado EDF-EN Portugal.
Entre os associados fundadores da ALER estão a APREN, FUNAE – Fundo de Energia de Moçambique, HBD, Hidroerg, Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial de Cabo Verde, Neoen, Partex Oil&Gas, RP Global, Uría Menéndez - Proença de Carvalho, Região Autónoma da ilha do Príncipe e Vieira de Almeida & Associados.
A ALER é uma associação sem fins lucrativos que terá como objectivo apoiar o desenvolvimento das energias renováveis nos países promovendo oportunidades de negócios no sector.
Para tal a ALER propõe-se ser “o interlocutor entre o sector privado e os Governos, agregando todos os stakeholders e constituindo um canal privilegiado para troca de informação e para apoio no desenvolvimento de um ambiente regulatório favorável”.
Além da dimensão empresarial, a ALER terá também uma função social, através do apoio aos associados sem fins lucrativos e da secção de projectos de pequena escala. Desta forma, a ALER vem “dinamizar o sector da cooperação para o desenvolvimento, contribuir para o acesso universal à energia e potenciar os benefícios sociais das energias renováveis”.