
Holanda quer pôr em marcha economia circular já
O Ministério do Ambiente da Holanda, país que está actualmente a presidir à União Europeia, quer pôr em marcha a economia circular, afirmou fonte governamental ao Ambiente Online.
O governo de Sharon Dijksma, ministra com a pasta do ambiente, já assumiu o compromisso de dar o “kickstart” para a nova proposta relativa aos resíduos, para que possa ser concluída logo que possível”.
O novo pacote da economia circular, adoptado pela Comissão Europeia a 2 de Dezembro, propõe um conjunto de medidas que abrange o sector dos resíduos, incluindo propostas de alteração a várias directivas europeias e um plano de acção para fechar o ciclo dos produtos englobando todas as fases das cadeias de valor.
O tema será discutivo pelo Conselho do Ambiente durante a presidência holandesa. “Estamos já a realizar reuniões com os diversos Estados Membros sobre a temática no sentido de preparar bem o Conselho do Ambiente que se realizará a 4 de Março”, avança a mesma fonte. A Holanda preside ao Conselho da União Europeia de Janeiro a Junho de 2016.
"A Análise do Impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos. Ameaças e oportunidades" é o grande tema da 10.ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, que se realiza a 19 e 20 de abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e que irá debater a temática junto dos profissionais do sector.
O Fórum Nacional de Resíduos é organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.