
IAPMEI pagou 6,6 milhões de euros para descarbonização da indústria
O IAPMEI distribuiu 6,6 milhões de euros a 1102 projetos apresentados na modalidade de projetos simplificados apresentados no âmbito da componente 11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dedicada à descarbonização da indústria, foi esta quarta-feira anunciado.
A informação foi divulgada pelo gabinete do ministro da Economia e do Mar, em comunicado.
No documento, é referido que o sistema de incentivos à descarbonização da indústria tem como objetivo “promover e apoiar financeiramente projetos que visem processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, medidas de eficiência energética na indústria, incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento e desenvolvimento de roteiros de descarbonização da indústria”.
Nesse sentido, e através de um segundo aviso de concurso que introduziu a modalidade de projetos simplificados – e consequente agilização de algumas das condições –, o IAPMEI recebeu 1424 candidaturas, “representando um investimento elegível de mais de 179 milhões de euros”.
O departamento governamental assinala que os projetos simplificados de descarbonização da indústria “podem ter um apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de três anos”.