
ICNF e Fundo Ambiental lançam programa “Floresta Ativa” para apoiar gestão florestal e prevenir incêndios
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência para o Clima, por meio do Fundo Ambiental, anunciaram o lançamento do programa “Floresta Ativa”, segundo um comunicado oficial divulgado pelo ICNF. Esta iniciativa visa facilitar o acesso a apoios financeiros para proprietários de pequenos terrenos florestais, incentivando uma gestão mais ativa e eficaz da floresta.
O programa oferece um apoio direto, não reembolsável, que pode chegar a 650 euros por hectare para candidaturas individuais, e até 800 euros por hectare para candidaturas coletivas. O objetivo é promover ações que valorizem os povoamentos florestais, reforcem a sua resiliência e aumentem a biodiversidade no território nacional.
Para o ano de 2025, o “Floresta Ativa” dispõe de um orçamento total de seis milhões de euros, dos quais quatro milhões estão disponíveis no atual aviso de candidatura. O ICNF destacou que a introdução da figura da candidatura coletiva pretende “potenciar intervenções de maior escala e impacto no território”, beneficiando assim o ambiente e a prevenção dos incêndios.
As candidaturas estarão abertas entre 2 de junho e 1 de agosto de 2025. O ICNF sublinha que os interessados podem já começar a preparar e registar os seus processos no Sistema de Gestão de Candidaturas da instituição.