
Incendiado armazém de espanhol que impediu a construção da maior central fotovoltaica da Europa
Segundo noticiou o El Mundo, o armazém principal da Herdade Santos Lázaro Arias, em Usagre, Badajoz, propriedade de um espanhol de 72 anos que conseguiu impedir a sua expropriação para construção da maior central fotovoltaica da Europa, foi incendiado.
Cercados de painéis solares da Iberdrola, os terrenos não foram expropriados após decisão do Superior Tribunal de Justiça da Extremadura ter concordado com o proprietário que estaria em causa uma expropriação ilegal, obrigando à devolução do terreno.
A decisão obrigada à retirada dos 1,4 milhões de painéis solares operados pela Iberdrola desde 2020, com capacidade de 500 megawatts e abastecimento de até 250 mil casas, a maior de todo o continente europeu, após um investimento de 290 milhões de euros.
De acordo com o avançado pelo El Mundo, a Iberdrola pretendia a expropriação depois de já ter um contrato de aluguer de 25 anos acordado com o proprietário.
A advogada do proprietário do imóvel tem-se queixado publicamente que o seu cliente e proprietário do terreno tem sido presisonado para desistir da batalha judicial.
Escreve ainda o El País que está a ser investigado o processo de construção da central fotovoltaica, que terá decorrido em tempo recorde.