
Índia e Portugal preparam Memorando de Entendimento para as Renováveis
Os governos de Portugal e da Índia pretendem assinar um Memorando de Entendimento para as Energias Renováveis no próximo trimestre, avançou em comunicado o gabinete do ministro do Ambiente. O memorando visa estabelecer os fundamentos para o futuro relacionamento político, económico e técnico, através da criação de comissões conjuntas, grupos de trabalho técnicos, intercâmbio de peritos e cientistas e cooperação entre empresas. As áreas de interesse para uma cooperação imediata incluem, segundo se lê no comunicado, “a energia das ondas, com vista ao levantamento do potencial do litoral indiano, um estudo de viabilidade da geotermia na Índia, e um estudo sobre integração inteligente da energia renovável na rede”. A Índia está também interessada em analisar a possibilidade de desenvolver projectos de energia solar em solo português.
Este acordo deu-se no âmbito da visita oficial do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia à Índia. Jorge Moreira da Silva presidiu aos trabalhos do primeiro fórum Portugal-Índia sobre Energias Renováveis com o seu homólogo indiano. Sete empresas e entidades científicas portuguesas apresentaram casos junto do governo e de empresas indianas, tendo ainda participado numa mesa redonda de negócios organizada pela Federação das Indústrias Indianas.
"Sendo Portugal um dos maiores produtores de energias renováveis e tendo o governo indiano assumido o objectivo de, até 2017, duplicar a capacidade de energias renováveis na electricidade, são muito relevantes as oportunidades que se abrem às nossas empresas e aos centros de conhecimento no domínio da economia verde, após esta missão", sublinhou o Ministro Moreira da Silva.
Ficou ainda acordada durante a realização, nós próximos meses, de uma missão a Portugal de membros do governo indianos, empresas e centros de investigação.