Instituto de Ciências Sociais assinala 50 anos da Conferência de Estocolmo

Instituto de Ciências Sociais assinala 50 anos da Conferência de Estocolmo

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) assinalou esta terça e quarta-feira (20 e 21 de setembro) os 50 anos da Conferência de Estocolmo, através de várias sessões com o tema 'Estocolmo em Portugal - 50 anos de Políticas Ambientais'.

Para Luísa Schmidt, organizadora do evento, "em Portugal a data está diretamente ligada à criação, um ano antes, da Comissão Nacional do Ambiente (CNA), num contexto de cautelosas tentativas de abertura política que ficou conhecida como a Primavera Marcelista".

Nestas conferências e debates, que se realizaram nos auditórios do ICS, estiveram presentes alguns dos principais especialistas portugueses nas áreas do ambiente ou do ordenamento do território.

Na sessão de abertura, onde participaram também Miguel Caetano, Rui Vilar, Luís Veiga da Cunha, Francisco Pinto Balsemão, Fernando Santos Pessoa, Jorge Paiva e Nunes Liberato, Luísa Schmidt lembrou que os 50 anos da Conferência de Estocolmo coincidem com os 30 anos da Conferência do Rio 92.

A Conferência de abertura do segundo dia do evento reuniu especialistas como Carlos Pimenta, Viriato Soromenho Marques ou Helena Freitas, para quem "a ciência hoje caminha com propósito que é o de dar sustentabilidade ao Planeta, porque estamos a alterar profundamente o destino da Terra".

Para Carlos Pimenta, "fala-se muito em clima, mas pouco em biodiversidade, o que se vai revelar uma catástrofe à escala global". E segundo Viriato Soromenho Marques, "o que temos neste momento é uma crise global de ambiente e se os problemas não forem encarados de frente nunca serão resolvidos".

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.