Politécnico de Setúbal coordena dois projetos para gestão eficiente no abastecimento de água
Os projetos DECIdE e WisDom são complementares e têm como finalidade fazer uma avaliação mais rigorosa das perdas de água e da eficiência energética.
O DECIdE foi apontado como uma prática inovadora na administração pública. Este trabalho inovador está a ser desenvolvido pelo IPS em parceria com o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Superior Técnico.
Atualmente, o DECIdE está a ser testado pelas câmaras municipais do Barreiro, de Montemor-o-Novo, de Palmela, de Reguengos de Monaraz e pela empresa Infraquinta.
O outro projeto, também coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), é o WISDom - Sistema Inteligente de Dados de Água.
Este trabalho complementar vai possibilitar o tratamento de dados e a categorização de consumidores, a previsão de consumos e parâmetros de qualidade da água, a deteção e localização de ruturas e a identificação e caracterização de eventos anómalos, como consumos ilícitos e desgaste do contador, entre outros registos.
O plano WISDom está a ser desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja e a empresa Infraquinta.
HA