Jerónimo Cunha: “Temos de ser mais ágeis, rápidos e eficientes a licenciar” projetos de energias renováveis

Para Jerónimo Cunha, Diretor-Geral de Energia e Geologia, é importante que as entidades que atuam no setor energético, nomeadamente a Direção-Geral de Energia e Geologia, sejam mais ágeis, rápidas e eficientes a licenciar projetos de energias renováveis, referindo-se não apenas a “grandes projetos”, mas também aos “pequenos”, como no âmbito do autoconsumo e das comunidades de energia.

Para o Diretor-Geral da Energia e Geologia, Portugal já tem, hoje em dia, um volume muito significativo de renováveis no sistema, “mas que ainda não é suficiente para aquilo que queremos, que é reduzir a nossa dependência energética e ter preços mais competitivos de energia para as pessoas e famílias”, afirma.

“E, por esse lado, temos o desafio do licenciamento. É cada vez mais desafiante licenciar um projeto, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista local. Teremos de ser capazes de conciliar aquilo que são as necessidades do país do ponto de vista de transição [energética] e as necessidades locais. E o tema das ‘go to areas’ terá aqui um papel fundamental, pois poderá identificar os territórios que estão melhor adequados do ponto de vista de condicionantes ambientais e territoriais para estes projetos”, justificou.

Jerónimo Cunha falava no âmbito da sua intervenção no 11.º Fórum Energia, no painel ‘Revisão do PNEC 2030: As novas metas e como as atingir’, onde intervieram ainda Nuno Afonso Moreira, CEO da Dourogás, Coordenador Comissão de Energia da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Conselho de Energia da CIP, Luís Mira Amaral – Engenheiro e Economista, Jorge Serra – Director Development and EPC H2 & Derivates da Smartenergy e Mário Paulo - Presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A moderação do debate ficou a cargo de José Medeiros Pinto, Consultor.

O 11.ª Fórum Energia, que tem lugar esta terça e quarta-feira, integra a Semana de Ambiente, uma iniciativa do Grupo About Media e do Jornal Água&Ambiente, que decorre até ao próximo dia 28 de novembro, e da qual fazem também parte a 18.ª Expo Conferência da Água e o 17.º Fórum Resíduos.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.