
João Galamba: Governo quer destinar parte da verba do REPowerEU à eficiência energética
O secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, disse esta segunda-feira que o Governo pretende destinar uma parte da verba do plano REPowerEU, para tornar a Europa independente de combustíveis fósseis russos, à eficiência energética.
O REPowerEU é o plano da Comissão Europeia para tornar a Europa independente dos combustíveis fósseis russos antes de 2030, à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia.
“O Governo continuará a apostar na área da eficiência energética, não só através de planos como este, mas também com o apoio, seja através do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], ou através do Fundo Ambiental, ou do REPowerEU. […] Vamos tomar mais iniciativas, ainda não está fechado, mas vai haver novos avisos para a área da eficiência energética”, apontou João Galamba.
O governante destacou que a “poupança de energia é a forma de energia mais barata” e que, “apesar de ser prioridade em todos os planos estratégicos, muitas vezes depois não é interpretada como tal”.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Adene, Nelson Laje, destacou que o PPE e os pactos setoriais foram desenhados com base em “muitas reuniões realizadas” com as associações, com o objetivo de adaptar as medidas “às necessidades específicas de cada setor”.
O passo seguinte, explicou, passa por criar uma comissão de acompanhamento para monitorizar a implementação das medidas acordadas. No próximo ano, a Adene pretende lançar também uma campanha direcionada aos cidadãos.
Entre as medidas aprovadas pelo Governo para este plano contam-se iniciativas de poupança de água, com redução do seu uso, e de luz, através do controlo de iluminação e climatização, entre outras. Atualmente, há medidas que são obrigatórias para a Administração Pública e nos setores restantes são voluntárias.