Jorge Moreira da Silva nomeado Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas
Jorge Moreira da Silva, Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professor Adjunto na Paris School of International Affairs, acaba de ser nomeado, na sequência de um concurso público internacional, Diretor Executivo da UNOPS (Agência da ONU para as infraestruturas e gestão de projetos) e Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas (Under Secretary-General).
A nomeação foi anunciada esta quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Jorge Moreira da Silva foi Diretor da Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em Paris (2016-2022), onde lançou e liderou com uma reestruturação da Direção com o objetivo de aumentar a horizontalidade, colaboração e cocriação. Como chefe da Secretaria do Comité de Assistência ao Desenvolvimento (DAC), ancorou a formulação de novos padrões de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária.
Antes de ingressar na OCDE, Jorge Moreira da Silva foi Ministro do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território de Portugal, entre 2013 e 2015, e Professor Catedrático na Universidade de Lisboa. Desempenhou ainda as funções de Conselheiro Sénior de Finanças Ambientais e Gestor do Programa de Finanças Inovadoras para as Alterações Climáticas no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2009-2012), Conselheiro Sénior do Presidente de Portugal para Ciência e Ambiente (2006-2009), Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território (2004-2005), Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior (2003-2004), e como Deputado à Assembleia da República e Deputado ao Parlamento Europeu (1999-2003), onde foi o autor da legislação que criou o Esquema de Comércio de Emissões de GEE da UE.
Jorge Moreira da Silva é formado pela Universidade do Porto, sendo licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e pós-graduado em Gestão pela AESE-IESE Business School, Universidade de Navarra (Espanha).