
Lançada empresa BarMar para desenvolver gasoduto de hidrogénio entre Espanha e França
A REN - Redes Energéticas Nacionais anunciou esta quinta-feira a criação da empresa BarMar, responsável pelo desenvolvimento do gasoduto de hidrogénio renovável entre Barcelona e Marselha, um dos principais eixos do projeto europeu H2med, destacando este como um passo decisivo para a concretização do primeiro corredor europeu de hidrogénio limpo.
A nova empresa resulta de uma parceria entre os operadores de sistemas de transporte Enagás (Espanha), através da sua afiliada Enagás Infraestructuras de Hidrógeno (EIH), NaTran e Teréga (França). A sede ficará localizada na região francesa da Provence-Alpes-Côte d'Azur. A EIH deterá 50% do capital da BarMar, a NaTran 33,3% e a Teréga os restantes 16,7%. Francisco Pablo de la Flor García, da Enagás, foi nomeado CEO da nova entidade.
Como lembra a REN, a constituição da empresa surge um ano após a assinatura do acordo de desenvolvimento conjunto e poucos dias depois de ter sido confirmado o apoio da Comissão Europeia ao projeto. A vice-presidente executiva Teresa Ribera recebeu recentemente os líderes das cinco empresas envolvidas, reforçando o compromisso europeu com o H2med.