
Leonídio Ceita: "EPAL de Luanda vai triplicar volume de água" (COM VÍDEO)
Os dois projectos estruturantes que a Empresas Pública de Águas de Luanda(EPAL), Angola, está a desenvolver vão permitir triplicar o volume da água para um milhão e 200 mil metros cúbicos e quintuplicar o número de consumidores que chegarão aos 200 mil até 2017. Os projecto do Bita-Quilonga ascendem a um bilião e 200 milhões de dólares de investimento.
“São projectos que darão solução à falta de água gritante na cidade de Luanda”, explica ao Ambiente Online o presidente do Conselho de Administração da empresa, Leonídio Ceita, que está presente no IWA.
A EPAL, por indicação da tutela, está a dar apoio técnico às empresas de água que estão a surgir nas províncias no país” tendo em conta a “escassez de quadros e dada a competência técnica da EPAL”, mas a intenção é que a empresa venha a ter âmbito nacional. “O caminho vai ser esse”, confirma o presidente da empresa que opera num território com oito milhões de habitantes.
“Cada uma das estações vai ter cerca de seis metros cúbicos por segundo. Os dois projectos, no conjunto, vão trazer-nos cerca de doze metros cúbicos por segundo. Um volume de água brutal”, ilustra.
O plano de investimentos do Governo de Angola prevê que sejam aplicados na área da água até 2017, no total, seis biliões de dólares.