
Linhas ferroviárias eletrificadas aumentam 31% na UE desde 1990
Em 2022, a extensão das linhas ferroviárias eletrificadas nos países da União Europeia (UE) atingiu 115 mil quilómetros (km), um aumento de 31% comparativamente a 1990, quando totalizava 88 mil km, segundo dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira. Neste momento, a rede ferroviária da UE conta com uma extensão de 202 mil km, com a percentagem de linhas eletrificadas a ascender a quase 57%.
No que concerne à percentagem de linhas ferroviárias eletrificadas em cada país da UE, em 2022, é revelado um cenário muito heterogéno: Enquanto no Luxemburgo quase todas as linhas ferroviárias foram eletrificadas (97%). A percentagem de linhas electrificadas permaneceu muito baixa na Irlanda (3%), na Lituânia (8%), Estónia (12%) e Letónia (13%).
Portugal apresenta 71% de linhas ferroviárias eletrificadas
Foram também registadas percentagens elevadas na Bélgica (88%), Bulgária e Suécia (ambas 75%) e nos Países Baixos (74%). Portugal apresenta 71% de linhas ferroviárias eletrificadas.
Embora a percentagem de linhas ferroviárias electrificadas tenha apresentado uma tendência crescente a nível da UE, a extensão total das linhas ferroviárias diminuiu 7,5% desde 1990, quando totalizavam 219 mil km. A Polónia, a Letónia, a França e a Alemanha apresentam um número considerável de menos linhas ferroviárias em utilização. No outro extremo, a rede ferroviária aumentou consideravelmente em Espanha, Estónia e Países Baixos, em parte devido à construção de linhas dedicadas de alta velocidade .
"A eletrificação é um elemento-chave da modernização das redes ferroviárias, reduzindo o impacto ambiental negativo do transporte ferroviário e tornando-o um modo favorável em comparação com o rodoviário e outros modos de transporte fortemente dependentes de combustíveis fósseis", escreve o Eurostat.