
LIPOR inaugura Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos
A LIPOR inaugurou esta segunda-feira o Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos, que visa tratar localmente os resíduos verdes recolhidos seletivamente nos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Esta infraestrutura tem uma capacidade de receção de 8 mil toneladas/ano, o que corresponde a uma capacidade de produção de composto anual superior a duas mil toneladas/ano, "dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR", referiu a entidade em comunicado.
De acordo com a nota de imprensa, o novo parque apresenta uma área de 13 400 m2 e representou um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros financiados pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Segundo José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, "as exigentes metas e objetivos da União Europeia que foram atribuídas a Portugal exigem um esforço concertado da LIPOR e das Câmaras Municipais, para crescermos em quantidade e qualidade dos materiais com potencial de serem reciclados, transformados e valorizados”.