
Luís Costa (Águas de Coimbra): “Para gerir bem é preciso conhecer bem”
O director de Planeamento e Exploração de Sistemas da Águas de Coimbra, Luís Costa, defende que para “gerir bem é preciso conhecer bem a rede de infra-estruturas” e por isso a empresa está a apostar na implementação de uma nova ferramenta para fazer um trabalho “mais sistematizado e rápido", revelou durante a 9ª Expo Conferência da Água que decorre, no LNEC, em Lisboa.
Para realizar o cadastro a empresa efectou levantamentos topográficos, sondagens no terreno, realizou inspecções vídeo, consultou arquivos da empresa bem como o “disco rígido que é a memória dos colaboradores”.
A empresa escolheu três dos 13 sistemas de abastecimento de água com menor desempenho e fez uma avaliação para identificar problemas e soluções. A análise apontou no sentido da necessidade de “reabilitação de algumas condutas e colectores e melhoria das operações de manutenção curativa e preventiva”, entre outras medidas.
O fraco conhecimento das infra-estruturas por parte das entidades gestoras de água e saneamento é um dos principais problemas identificados no diagnóstico do sector elaborado no âmbito do PENSAAR 2020.