
Macedo de Cavaleiros instala 4300 contadores de água com sistema telemétrico
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros instalou na cidade 4300 contadores de água mais modernos - ultrassónicos -, dotados com sistema telemétrico, que permitem medir em tempo real o consumo doméstico e detetar anomalias no fluxo de fornecimento, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros.
Segundo um comunicado enviado pelo município, o sistema possibilita receber um alerta sempre que for detetado um consumo fora do normal e, no seguimento, ativar uma equipa de técnicos para inspecionar o local, para se perceber se está em causa uma rutura na rede ou um furto de água.
Este projeto é, de acordo com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, o maior do género em Portugal a usar o protocolo LoRa (Long Range wireless communication, ou seja, comunicação sem fio de longo alcance), que abarca praticamente a totalidade do centro urbano e que transmite toda a informação da rede de água para um sistema informático centralizado.
"Fruto da parceria desenvolvida com a Wavecom, uma empresa aveirense de engenharia de comunicações e tecnologia wireless, a solução instalada pelo município permite monitorizar todas as etapas do fornecimento de água, sem necessidade de deslocação de funcionários ao terreno para receber as leituras", informa o município.
A empreitada de substituição dos contadores decorreu durante cerca de seis meses e integra-se num "esforço mais abrangente e continuado de redução significativa das perdas de água e diminuição do volume consumido e não faturado na rede municipal".
Em 2017, recorda o município, as perdas de água na rede pública de Macedo de Cavaleiros ultrapassavam os 81% e em 2022, segundo os mais recentes dados da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos foi de 57,60%.