
Mar da Póvoa do Varzim recebe primeiro conversor para explorar energia das ondas
Em novembro, o mar ao largo da Aguçadoura, na Póvoa do Varzim, vai receber o primeiro conversor do projeto da CorPower – empresa sueca sediada em Viana do Castelo –, que visa produzir e explorar a energia das ondas, noticia o Jornal de Notícias.
Até 2025 devem ser instalados três conversores de nova geração, o que, a confirmar-se, garantirá a produção de energia suficiente para abastecer cerca de mil habitações.
Segundo citou o Jornal de Notícias, Miguel Silva, diretor da Corpower, afirmou que a intenção é que “Portugal seja aquilo que foi a Dinamarca na altura em que a indústria do vento nasceu (…) "o vento foi a escolha óbvia e a Dinamarca cresceu e é hoje o berço da energia eólica. E nós podemos ser agora a Dinamarca das ondas, o berço de um novo produto e principalmente o local onde se venceu o desafio de aceder à quantidade de energia que o mar tem armazenada”, já que, diz ainda o responsável, o "mar é uma bateria gigante com energia quase infindável". Embora, reconheça, a sua exploração comercial tenha “tido alguns fracassos".